O Ceará é o único estado brasileiro a ter mais de 80% das crianças alfabetizadas na idade certa, ou seja, sabendo ler e escrever ao final do 2º ano do ensino fundamental. É o que aponta o primeiro relatório do novo indicador apresentado pelo Ministério da Educação, hoje pela manhã, durante reunião do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, em Brasília.
O momento contou com as presenças do presidente Lula, do ministro Camilo Santana, e de governadores, incluindo o governador Elmano de Freitas.
Na ocasião, o presidente Lula reuniu os governadores brasileiros e alguns prefeitos para apresentar o Relatório de Resultados do Indicador Criança Alfabetizada, lançado em 2023. Em todo o Brasil, 56% das crianças que concluíram a segunda série do ensino fundamental estão sabendo ler e escrever adequadamente.
O sucesso dos índices do estado foi ressaltado pelo presidente Lula.
O Indicador Criança Alfabetizada foi calculado a partir do alinhamento nacional dos dados apurados pelas avaliações aplicadas pelos estados, em 2023. Os primeiros resultados estaduais da alfabetização, alinhados nacionalmente, são fruto do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada, lançado pelo MEC, em 2023, com o intuito de garantir o direito à alfabetização a todas as crianças do País, em regime de colaboração entre a União, os estados, o Distrito Federal e os municípios.
O foco da política está em assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2º ano do ensino fundamental. A outra meta é recompor as aprendizagens, com ênfase na alfabetização de todas as crianças matriculadas no 3º, 4º e 5º ano afetadas pela pandemia.
O ministro da Educação, Camilo Santana, ressaltou a importância da união entre a União, Estados e municípios para garantir a alfabetização das crianças na idade certa.
Governador Elmano de Freitas comemorou o Ceará ter atingido uma meta com antecedência. O objetivo agora é universalizar a alfabetização das crianças na escola pública.