Celebrar o potencial e a diversidade das juventudes do Ceará com arte, cultura e qualificação. Foi com esse propósito que o Governo do Estado deu início, nesta quinta-feira (8), à primeira edição do Festival Agosto da Juventude e à programação do AoGosto do Aluno 2024, na Praça Verde do Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, em Fortaleza. O evento contou com as presenças do governador Elmano de Freitas e secretários de Estado, entre outras autoridades.
No Ceará, pioneiro na criação da primeira Secretaria Estadual de Juventude, as políticas públicas para dar mais oportunidades aos jovens são prioridade. “Temos política para a juventude em várias áreas, como cultura, esporte, escola em tempo integral, formação para o trabalho. Antes de vir para a abertura, nós estávamos lançando o edital para a formação de jovens a partir de 16 anos para energia renovável, um curso especializado para o mercado de trabalho. Nossa juventude tem um grande potencial”, afirmou o governador Elmano de Freitas.
Vivenciar gratuitamente o contato com as artes e outros conhecimentos é motivante para Maria Eduarda Rebouças, de 17 anos, que está na 3ª série do Ensino Médio e no curso de Produção de Áudio e Vídeo na Escola Estadual de Educação Profissional Jaime Alencar, em Fortaleza.
“Eu venho de uma escola em que os cursos técnicos são muito ligados à tecnologia e à arte. Então é muito legal a gente estar aqui com essas atividades acontecendo. Isso nos aproxima da fotografia, do cinema, nos insere nesse universo artístico e de formação”, pontua Maria Eduarda.
A iniciativa marca também o Dia do Estudante e o Dia Internacional da Juventude, celebrados em 11 e 12 de agosto, respectivamente.
Festival Agosto da Juventude
A primeira edição do Festival Agosto da Juventude será realizada de 8 a 10 de agosto pelo Governo do Ceará, por meio da Secretaria da Juventude, Secretaria da Cultura e Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, entre outros parceiros.
O Festival mescla diversas áreas que atuam aos jovens, propondo ações nas seguintes áreas, como educação; trabalho e empreendedorismo; arte e cultura; esporte e jogos; diversidade; inclusão; e igualdade racial.
A programação terá shows de música brasileira, como Forrozão Tropykália, Danieze Santiago, Mateus Fazeno Rock, Don L e Arnaldo Antunes, além de mostras de cinema, oficinas, feiras e exposições. Confira aqui a programação completa.