Início » CAIXA Cultural Fortaleza: dezembro chega com estreia do espetáculo infantojuvenil “O Vira-lata”

CAIXA Cultural Fortaleza: dezembro chega com estreia do espetáculo infantojuvenil “O Vira-lata”

por Vicente Araújo

O mês de dezembro chega trazendo novidade na CAIXA Cultural Fortaleza. Trata-se do espetáculo O Vira-lata, primeiro trabalho infantojuvenil da Trupe Ave Lola de Teatro, de Curitiba (PR). A temporada percorre o período de 01/12 a 10/12. Haverá sessão traduzida em Libras no dia 9, às 16h, e apresentações seguidas de bate-papo no dia 1º, às 20h, e dia 3, às 17h. Os ingressos são gratuitos, com distribuição 1h antes de cada sessão. A classificação indicativa é de 7 anos.

O Vira-lata conta a história de uma jovem e de um homem que acredita ser um cachorro. Eles se conhecem e viram grandes amigos, até que um novo personagem entra em cena, provocando grandes transformações. A montagem propõe aos espectadores um universo cheio de dança e surpresa. Com música ao vivo, aborda assuntos como a violência contra a mulher, a fome e a dignidade humana na contemporaneidade de forma sutil e sensível, apresentando uma visão otimista a partir do fortalecimento dos afetos, da esperança e da capacidade de transformação.

O elenco conta com Helena Tezza, Cesar Matheus e Eduardo Giacomini. Com dramaturgia do dinamarquês Søren Valente e direção da brasileira Ana Rosa Genari Tezza, a montagem é uma parceria entre a Ave Lola e a companhia Teatergruppen Batida, da Dinamarca.

Além das apresentações, a Trupe Ave Lola também traz à CAIXA Cultural Fortaleza a palestra Oportunidades e Desafios no Século XXI para uma Sociedade mais Sustentável no Brasil: Explorando Novas Perspectivas, ministrada pela Academia Amazônia Ensina (ACAE), no dia 5, às 19h30. E nos dias 6 e 7, das 14h às 17h, é a vez da oficina Compartilhamento de Processo de Criação, conduzida por Breno Monte Serrat e Helena Tezza. As inscrições para as duas atividades são gratuitas e podem ser feitas através do link: https://forms.gle/2Z8D7MDeo8vSvEsY9. As vagas são limitadas a 160 e a 30 participantes, respectivamente.

As companhias teatrais

Fundada em 2010 por Ana Rosa Genari Tezza, a Trupe Ave Lola de Teatro é um espaço de criação e empoderamento, onde todos os cargos de liderança são ocupados por mulheres de diferentes idades. É uma trupe que sonha e trabalha coletivamente por uma fazer artístico, poético e humano. Entre os espetáculos já montados estão O Malefício da Mariposa (2012), Tchekhov (2013), Nuon (2016), Manaós – Uma Saga de Luz e Sombra (2019) e Cão Vadio (2021), premiados e indicados a importantes prêmios do Paraná e do Brasil, tais como Gralha Azul, Shell e Cesgranrio. Os trabalhos já circularam pelo Brasil, incluindo cidades fronteiriças do extremo Norte e já estiveram em países como Chile e Dinamarca. O grupo Teatergruppen Batida, que tem no nome uma referência à batida da música brasileira, é um tradicional coletivo dinamarquês de atores e músicos, que ao longo de 30 anos criou uma série de espetáculos para todas as faixas etárias e percorreu mais de 45 países.

Serviço

[Teatro] O Vira-lata 

Local: CAIXA Cultural Fortaleza – Av. Pessoa Anta, 287, Praia de Iracema

Datas: 01, 02, 03, 08, 09 e 10 de dezembro de 2023

Horários: Sextas às 19h, sábados às 16h e 19h, domingos às 16h 

Classificação Indicativa: 7 anos

Entrada Gratuita. Retirada de ingressos na bilheteria 1h antes da sessão

Capacidade: 160 lugares

Apresentação com Libras: 9 de dezembro de 2023 às 16h

Apresentações seguidas de bate-papo: 1º de dezembro de 2023 às 20h | 3 de dezembro de 2023 às 17h

Acesso a pessoas com deficiência

Informações: (85) 3453-2770 / Site da CAIXA Cultural / @caixaculturalfortaleza

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais