Além de se destacar pelas atrações de entretenimento para toda família, como o Aqua Park e a Vila Azul do Mar, o Beach Park também é referência em gastronomia. E seguindo inovando quando o assunto é culinária, os menus do Restaurante de Praia e do Restaurante Coqueiral estão renovados, com pratos elaborados pelo chef Ivan Prado, que assumiu o comando das operações de todos os restaurantes do destino esse ano.
Em comum, ambos cardápios trazem a valorização dos sabores autênticos brasileiros, especialmente aqueles provenientes do mar, da serra e do sertão cearense, transformando os ingredientes locais em verdadeiras obras-primas que estão encantando os paladares mais exigentes. “São novos sabores e texturas, contribuindo para a riqueza da experiência gastronômica oferecida pelo Beach Park”, destaca o chef. “Os novos pratos expressam a autenticidade e a riqueza da culinária brasileira, reinterpretada pela visão criativa e contemporânea do chef Ivan”, destaca Tatiana Camigauchi, gerente de suprimentos.
Itens clássicos da culinária internacional também estão nos novos cardápios, mas de uma forma bem regional. “Em uma das entradas, a gente utiliza o taco al pastor, que é mexicano, mas junto com queijo de cabra, carne de cordeiro de Quixadá e molho fresco”, explica o chef. “A gente tem a versão cearense da entrada ‘Fish and Chip’. A nossa é feita com piabinha frita no tempurá e servida com macaxeira frita. Ainda temos uma costelinha de porco com molho barbecue de goiabada defumada”, complementa Ivan Prado.
O chef Ivan explica as diferenças entre os cardápios. “No restaurante de Praia, celebramos a essência da comida praiana, tradicional, mas sempre com um toque especial, seja nos pratos com peixes, carnes ou mariscos. “Temos também os caldos, o caranguejo… mas as estrelas principais são a peixada e as moquecas. Temos algumas variações, mas a mais famosa é a ‘Moqueca Beach Park’, que leva peixe, camarão cozido no leite de coco, tomate, pimentões coloridos e cheiro verde, acompanhado de arroz de castanha de caju e pirão. O segredo está na inclusão do gengibre e do capim santo no molho”, destaca.
“Já no Restaurante Coqueiral, a gente utilizou muito a brasa como elemento básico para construir o menu”, enfatiza o chef. “Das entradas até às sobremesas, tudo passa pela brasa. O caldo de peixe que eu uso no ‘Arroz de frutos do mar’, por exemplo, passou pela brasa”.
O local conta com um forno todo manual e sem componentes eletrônicos que chega a 400º C. O alimento recebe o impacto da cocção da grelha, da fumaça do carvão e da madeira do cajueiro, componente aromático para defumar os alimentos. Além de ficarem mais saborosos, são mais saudáveis, pois não precisam de óleo ou gordura na preparação.
O Restaurante Coqueiral conta com cinco pratos principais. Entre eles o ‘Camarão com manteiga de alcaparras e amêndoas, com arroz de brócolis na brasa e batata bolinha assada’ e o ‘Peixe na folha de bananeira, acompanhado por purê de coco e vinagrete de banana da terra’. “Utilizamos 100% da matéria-prima da banana, não só a folha, mas o fruto também, numa pegada sustentável bem interessante”, explica o chef.
Os cardápios ainda contam com pratos veganos que evocam o sabor e a simplicidade das praias brasileiras, como a ‘Moqueca de banana”, diversos tipos de saladas, legumes grelhados, entre outros, unindo ingredientes frescos com um toque moderno e criativo.