Início » Unifor doa equipamento à Santa Casa e amplia acesso a diagnóstico urológico em Fortaleza

Unifor doa equipamento à Santa Casa e amplia acesso a diagnóstico urológico em Fortaleza

por Vicente Araújo
A formação de novos médicos e o atendimento à população de Fortaleza serão fortalecidos com a entrega de um equipamento de Urodinâmica à Santa Casa da Misericórdia, realizada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), instituição mantida pela Fundação Edson Queiroz, nesta terça-feira (23), ampliando a capacidade de diagnóstico e assistência em saúde. A entrega foi realizada pelo reitor da instituição, Prof. Dr. Randal Martins Pompeu, com a presença de vice-reitores e representantes da entidade beneficiada, entre eles o diretor médico, Madison Gomes Mont’Alverne.

Com o equipamento de Urodinâmica, é possível realizar exames que avaliam o funcionamento da bexiga, da uretra e dos músculos responsáveis pelo armazenamento e pela eliminação da urina. Por meio dessa avaliação, é possível identificar alterações que causam sintomas como perda involuntária de urina (incontinência urinária), urgência urinária, aumento da frequência urinária, dificuldade para esvaziamento da bexiga e infecções urinárias de repetição.

Para o diretor médico da Santa Casa, Madison Gomes Mont’Alverne, o aparelho representa um avanço importante, especialmente na formação dos médicos residentes em urologia. “A urodinâmica é um exame fundamental no tratamento das incontinências urinárias, pois define o tipo de terapêutica a ser adotada, seja clínica ou cirúrgica. Neste momento, a Santa Casa tem dado grande ênfase às residências médicas, e a urologia é um dos seus principais eixos. Com certeza, esse equipamento fará uma grande diferença na formação dos nossos residentes”, afirmou.

A diretora do Centro de Ciências da Saúde da Unifor, Lia Brasil, destacou a importância da parceria entre a universidade e a Santa Casa, ressaltando seus impactos na formação acadêmica e no atendimento à população.

“A parceria entre a Universidade de Fortaleza e a Santa Casa é antiga e fico muito feliz em participar deste momento. Trata-se de uma colaboração que promove tanto a formação dos nossos alunos quanto benefícios diretos à população de Fortaleza, que passa a contar com mais um serviço à sua disposição, integrado à academia, que traz inovação no saber e na ciência”, afirmou.

Ela também ressaltou o alinhamento entre as duas instituições e o impacto na qualidade da assistência e da formação profissional. “Isso demonstra o comprometimento da gestão da Santa Casa e da universidade, especialmente do Centro de Ciências da Saúde, com a melhoria dos cuidados de saúde de forma geral. O equipamento reforça a preocupação com a qualidade da assistência e contribui para a formação dos residentes, que poderão aprimorar seu aprendizado prático e clínico. Além disso, esperamos ampliar essa parceria com o convênio de estágio, possibilitando aos nossos alunos mais um campo de prática voltado ao mercado de trabalho”, completou.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais