Com o equipamento de Urodinâmica, é possível realizar exames que avaliam o funcionamento da bexiga, da uretra e dos músculos responsáveis pelo armazenamento e pela eliminação da urina. Por meio dessa avaliação, é possível identificar alterações que causam sintomas como perda involuntária de urina (incontinência urinária), urgência urinária, aumento da frequência urinária, dificuldade para esvaziamento da bexiga e infecções urinárias de repetição.
Para o diretor médico da Santa Casa, Madison Gomes Mont’Alverne, o aparelho representa um avanço importante, especialmente na formação dos médicos residentes em urologia. “A urodinâmica é um exame fundamental no tratamento das incontinências urinárias, pois define o tipo de terapêutica a ser adotada, seja clínica ou cirúrgica. Neste momento, a Santa Casa tem dado grande ênfase às residências médicas, e a urologia é um dos seus principais eixos. Com certeza, esse equipamento fará uma grande diferença na formação dos nossos residentes”, afirmou.
“A parceria entre a Universidade de Fortaleza e a Santa Casa é antiga e fico muito feliz em participar deste momento. Trata-se de uma colaboração que promove tanto a formação dos nossos alunos quanto benefícios diretos à população de Fortaleza, que passa a contar com mais um serviço à sua disposição, integrado à academia, que traz inovação no saber e na ciência”, afirmou.
Ela também ressaltou o alinhamento entre as duas instituições e o impacto na qualidade da assistência e da formação profissional. “Isso demonstra o comprometimento da gestão da Santa Casa e da universidade, especialmente do Centro de Ciências da Saúde, com a melhoria dos cuidados de saúde de forma geral. O equipamento reforça a preocupação com a qualidade da assistência e contribui para a formação dos residentes, que poderão aprimorar seu aprendizado prático e clínico. Além disso, esperamos ampliar essa parceria com o convênio de estágio, possibilitando aos nossos alunos mais um campo de prática voltado ao mercado de trabalho”, completou.
