Um dos principais pontos observados quando alguém vai comprar um novo imóvel é a segurança. Segundo pesquisa da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), 80% dos consumidores colocam segurança como prioridade no momento de comprar uma casa ou um apartamento.
Um dos fatores que tem feito a diferença na segurança de imóveis é a utilização de equipamentos com Inteligência Artificial (IA). Diferentes aparelhos com esse suporte estão se tornando fundamentais para manter a segurança em casas e em prédios, como câmeras que conseguem detectar comportamentos suspeitos e até mesmo robôs. Um recurso que está se tornando cada vez mais comum é o reconhecimento facial em portarias e elevadores, que são liberados apenas para pessoas com o rosto cadastrado no banco de dados do imóvel.
“A presença de reconhecimento facial em imóveis verticais é utilizar IA da maneira mais eficaz para moradores. Essa ferramenta garante que apenas pessoas autorizadas circulem pelo prédio e ainda se torna o registro de quem entra e sai do terreno. Assim, os moradores se sentem mais seguros, sabendo que apenas pessoas cadastradas poderão estar no local”, explica Bruno Siebra, engenheiro civil e CEO da Construtora Dubê.
Porém, a utilização de Inteligência Artificial em segurança de imóveis não termina aí. O uso dessa ferramenta já está disponível em câmeras de segurança, no qual identifica pessoas não autorizadas e atividades suspeitas. Com isso, os moradores são avisados em seus celulares, estando em casa ou não, ou até mesmo seguranças e órgãos de segurança pública.
“A Inteligência Artificial chegou para aprimorar muitos aspectos do cotidiano, e é notório que a segurança em imóveis é um deles. Com esse suporte, é possível sair de casa despreocupado, sabendo que, caso ocorra alguma coisa, você, uma equipe de segurança ou até mesmo a polícia serão avisados”, comenta Bruno.
Com a IA cada vez mais presente na segurança de imóveis, a tecnologia se torna essencial para garantir mais proteção e comodidade. O uso de soluções inteligentes em casas e prédios não é mais um diferencial, mas uma necessidade que eleva o padrão de segurança e tranquilidade dos moradores.