A candidata a vereadora pelo PDT, Cristhina Brasil, concorre a uma vaga na Câmara Municipal com o número 12.180 e apresenta aos eleitores e apoiadores 12 propostas especiais da sua campanha.
Entre elas, Areninha Lilás, Secretaria Municipal de Políticas Públicas para Mulheres e agenda mensal de feiras de empreendedorismo feminino . Também temos universalização dos projetos de leis da Educação em Tempo Integral; Melhoria das Políticas Públicas na acessibilidade e mobilidade das pessoas com deficiência; criação do Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais; Elaboração de uma Política Pública voltada para prática de esportes e meninas e mulheres; Política Municipal de Saúde dos Trabalhadores do SUS com valorização dos planos de cargos e carreiras; ampliação das políticas para o diagnóstico precoce e prevenção do câncer de mama; banheiros públicos adequados para idosos, pessoas com deficiência e mulheres menstruadas; universalização em rede das políticas públicas de mulheres, entre outras.
Saiba mais:
12.180! Candidatura de mulher para meninas e mulheres ! Candidatura para servir Fortaleza
O 12 representa a mão segurando uma rosa vermelha e traz consigo valores humanistas, trabalhistas e democráticos. Valores que a nossa candidata a vereadora Dra. Cristhina Brasil leva consigo no intuito de servir desde sempre como profissional de saúde, servidora pública, professora universitária, vereadora, conselheira de conselhos de saúde e de direitos humanos, gestora pública, dirigente partidária e agora candidata a vereadora.
O 180 representa a maior bandeira de luta da Dra. Cristhina Brasil na defesa das meninas e mulheres vítimas da violência em Fortaleza, sobretudo quando liderou a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.
Aperte 12.180 que ela fará muito mais por vocês meninas e mulheres em busca dos seus direitos nas áreas da Educação, Saúde, Inclusão, Segurança , Mobilidade e muito mais !
Vamos juntas e juntas com Sarto !
Dra. Cristhina Brasil/ Candidata a vereadora para cuidar, acolher, defender e servir a todas as pessoas de Fortaleza com o número 12.180!
Conheça detalhes das 12 propostas Especiais e Principais de Campanha- Dra. Cristhina Brasil – 12180
1.
Apoiar e dar continuidade à articulação com a gestão municipal e na Câmara Municipal de Fortaleza para a criação de uma Secretária Municipal de Políticas Públicas em defesa da vida e dos direitos de todas as meninas e mulheres.
2.
Indicar a criação de um sistema de políticas públicas em rede, para as mulheres e com suporte avançado de tecnologia ampliando os recursos de denúncia e de segurança, assim como os equipamentos de referência e atendimento às meninas e mulheres em situação de violência e de abrigamento de mulheres sob risco eminente de morte, descentralizado as estratégias de acolhimento, prevenção e enfretamento à todos os tipos de violência contra as mulheres, instalando salas lilás com equipes especializadas nas 12 secretarias regionais, unidades de atenção primária à saúde, inicialmente, nas áreas de maior violência, nos distritos de educação e CUCAS, incluindo a implementação de grupos reflexivos para homens agressores em parceria com a Procuradoria da Mulher da Câmara de Municipal de Fortaleza, com o Judiciário e outros instâncias de defesa da mulher.
3.
Indicar a criação de uma Coordenadoria Especial de Formação e Apoio aos Movimentos Sociais, Populares e Comunitários de Fortaleza, em especial, aos vinculados à habitação.
4.
Indicar, acompanhar a elaboração da Política Municipal Intersetorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência englobando a criação de um centro de referência e do(a) Agente de acessibilidade, garantindo a participação efetiva de pessoas com deficiência na elaboração, execução e no monitoramento, reafirmando a bandeira de luta “Nada sobre nóssem nós”, articulando a captação de recursos para sua implementação e execução.
5.
Indicar e articular politicamente a captação de recursos para a construção de banheiros adequados acessíveis e equipados com duchas higiênicas, em praças e outros logradouros públicos, em especial, para uso das pessoas idosas, pessoas com deficiência e pessoas que menstruam.
6.
Implantar uma programação mensal de feiras regionalizadas de mulheres empreendedoras nas praças e ao redor das areninhas de Fortaleza, com prioridade para mulheres que moram na perifeiria, as que vivenciaram situação de violência doméstica familiar, mães solos, mulheres vivendo com HIV, mulheres em tratamento ou recuperadas de câncer, mulheres com deficiência, entre outras.
7..
Propor, debater e articular NA SAÚDE: novas estratégias e critérios para a ampliação do acesso aos meios de diagnóstico precoce, ao tratamento do Câncer de Mama no tempo certo, com o acompanhamento de modo intersetorial destas mulheres e devido encaminhamento às demais políticas de assistência e seguridade social; o reforço na rede de atenção psicossocial (RAPS) ampliando a oferta de cuidados por meio da ampliação dos CAPS, das equipes de saúde e das práticas integrativas e complementares (terapia comunitária, acupuntura, práticas corporais, plantas medicinais e outras) dirigidas especialmente para as pessoas vulnerabilizadas (crianças, adolescentes, jovens, mulheres, pessoas idosas, pessoas LGBTQIAPN+, pessoas com deficiência e pessoas em situação de rua) e trabalhadores (as) da saúde.
8..
Defender a melhorias nos planos de cargos, carreiras e salários, considerando os pisos salariais das profissões e a carga horária estabelecida em lei para as categorias de saúde do município de Fortaleza e a elaboração de uma política municipal de saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras do SUS.
9.
Dar continuidade à articulação junto ao executivo municipal para a elaboração de uma política de esportes dirigidas para meninas e mulheres com a implantação de areninhas lilás e estabelecimento de horários específicos e com igual oportunidade entre os gêneros, incluindo pessoas com deficiência e pessoas idosas praticantes de esporte, nos equipamentos de esporte e lazer de Fortaleza.
10.
PARA A PROTEÇÃO E BEM ESTAR ANIMAL: reapresentar o nosso projeto de indicação, no exercício do mandato como vereadora em 2015, sobre a criação do Conselho Municipal de Defesa e Proteção dos Animais composto paritariamente em 50% com representantes de Protetores e Tutores de Animais; e apresentar uma política municipal que promova um chamamento para um estabelecimento de um cadastro de protetores(as) para atendimento veterinário com procedimentos diagnósticos e de tratamento clínico e cirúrgico, incluindo a dispensação de insumos, medicamentos na rede de assistência municipal vinculada à Coordenadoria Especial de Proteção Animal, com critérios previamente determinados, considerando o quantitativo da população animal assistida pelo(a) respectivo(a) protetor(a).
11.
Propor e articular melhorias na acessibilidade e mobilidade de pessoas com deficiência, pessoas idosas, pessoas obesas, pessoas grávidas e em outras situações especiais, no transporte (com rebaixamento dos degraus e outras adaptações necessárias) e nos espaços públicos, incluindo o redesenho acessível das calçadas e dos passeios públicos de Fortaleza.
12
Apoiar e articular com projetos de lei e emendas visando a universalização das Escolas em tempo integral na capital, com estrutura e pessoal com formação e habilidade técnica para uma educação ainda mais inclusiva e acessível para TODAS as crianças, adolescentes e jovens, assim como, a ampliação de ações e programas descentralizados para a educação de jovens e adultos (EJA), sobretudo, na periferia e nos locais de difícil acesso.