Início » HRSC realiza primeira captação de coração para transplante em toda sua história

HRSC realiza primeira captação de coração para transplante em toda sua história

por Vicente Araújo

A Coordenadoria Integrada de Operações Aéreas (Ciopaer), da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), realizou, na tarde nesta segunda-feira, 24, um transporte múltiplo de órgãos. A aeronave Fênix 03 foi acionada pelo Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) para auxiliar a captação de órgãos em Quixeramobim, no Sertão Central, e transportá-los em direção à Fortaleza, onde atenderá três pacientes em unidades hospitalares diferentes. O transporte marca um acontecimento importante: a primeira vez em toda a sua história que o HRSC realiza a captação de um coração para transplante.

O transporte aéreo reduz de 200 para apenas 50 minutos o tempo de deslocamento entre a cidade pólo do Sertão Central e a capital cearense. Com isso, enquanto um paciente seguia para a mesa de transplante no Hospital de Messejana, a Fênix 03 atravessava os cerca de 220 km que separam as duas cidades pelo ar. Após o desembarque em Fortaleza, a aeronave realizou um segundo voo em direção à Quixeramobim, onde foram captados um fígado e um rim, para serem transplantados nos hospitais São Carlos e Geral de Fortaleza (HGF).

Conforme a Ciopaer, o acionamento da aeronave partiu do próprio Hospital Regional do Sertão Central. Além disso, essa é a primeira vez em que o Hospital Regional do Sertão Central (HRSC) realiza a captação de um coração em toda a sua história e também a primeira captação de um órgão realizada pelo hospital estadual no ano de 2024.

“Mais uma vez testemunhamos o envolvimento célere e eficiente dos profissionais da SSPDS, cujo envolvimento é de encher os olhos. Graças a todo esse trabalho integrado, conseguimos um tempo recorde de liberação da captação e um transporte célere e seguro dos órgãos ao destino final do processo de transplante”, reconhece o diretor administrativo do Hospital Regional do Sertão Central, Elisfabio Duarte.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais