Início » Horizonte recebe selo Município sem Racismo

Horizonte recebe selo Município sem Racismo

por Vicente Araújo

O Município de Horizonte foi um dos cinco no Ceará a receber o Selo Município sem Racismo, certificação pertencente à campanha Ceará sem Racismo, do Governo do Estado, por meio da Secretaria da Igualdade Racial (Seir).

Este reconhecimento destacou Horizonte por seu compromisso com a equidade racial e pelas ações implementadas para fortalecer e valorizar a população negra, as comunidades quilombolas, os povos de terreiro e os ciganos.

Dentro do município, há a Comunidade Quilombola de Alto Alegre, localizada no distrito de Queimadas. Reconhecida pela Fundação Palmares, uma entidade ligada ao governo federal que cuida das políticas públicas para os povos quilombolas, ela é uma das 50 comunidades quilombolas reconhecidas do Ceará. A partir disso, a Associação dos Remanescentes Quilombolas de Alto Alegre (ARQUA), em parceria com diversas instâncias governamentais, desenvolve vários trabalhos junto à comunidade do Alto Alegre, trazendo benefícios aos moradores da região.

Jeisylanne da Silva Costa, 20 anos, moradora da comunidade, destacou a importância do selo para o município. “Durante muito tempo, a luta e a dor da nossa comunidade foi ignorada, mas nós sempre existimos e resistimos. Ter uma gestão que se preocupa se estamos sendo ouvidos e vistos é um reconhecimento de que a nossa luta não foi em vão”, disse ela.

A dedicação à garantia dos direitos e à valorização dos povos negros e a comunidade quilombola tem sido uma prioridade fundamental no município. Este reconhecimento não só reflete o firme compromisso com a igualdade racial, mas também reforça a dedicação em construir uma comunidade mais justa e inclusiva.

“Temos trabalhado de forma intersetorial, com políticas públicas efetivas, ouvindo, compreendendo e valorizando as nossas raízes, a nossa comunidade Quilombola de Alto Alegre. O trabalho continua, porque essa luta é diária, mas, estamos muito felizes pelo reconhecimento”, afirmou o prefeito Nezinho Farias.

A solenidade de entrega do selo, que aconteceu na última quarta-feira (3), contou com a presença da vice-governadora, Jade Romero, da deputada estadual Jô Farias, da Secretária da Igualdade Racial do Ceará Zelma Madeira e outras autoridades. Representando o município de Horizonte, estiveram presentes, além de Nezinho, a Secretária de Educação Cássia Enéas; a Secretária de Assistência, Igualdade e Desenvolvimento Social Ana Paula Cristóvão; e representantes da comunidade Quilombola de Horizonte.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais