Início » Fortim recebe projeto piloto do “Programa Saúde do Adolescente Rural” do Senar

Fortim recebe projeto piloto do “Programa Saúde do Adolescente Rural” do Senar

por Vicente Araújo

O Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) iniciou, nesta segunda-feira (23), as atividades do Programa Saúde do Adolescente Rural (PSAR) na Escola de Ensino Fundamental Comunitária da Barra, no município de Fortim. A ação, que aborda assuntos associados à saúde do adolescente no campo, será realizada até a sexta-feira (27), e terá continuidade na semana de 6 a 10 de novembro.

“Estamos em Fortim para fazer o piloto nacional, para que a gente leve esse programa para todo o Brasil”, disse Magali Eleutério, coordenadora de Promoção Social do Senar. “A receptividade foi muito grande entre pais, escola e alunos. E temos certeza de que o programa irá fazer a diferença na vida dos adolescentes”. O PSAR tem como diferencial o trabalho conjunto entre escola, adolescentes e pais.

A secretária de Educação de Fortim, Ivoneide Araújo, destacou a aproximação com os pais dos alunos e agradeceu a presença do Senar no município. “O Programa é importante porque traz a família para a escola, abordando temas relacionados à saúde dos jovens. O município de Fortim agradece muito ao Senar Ceará por ter nos escolhido”.

Além dos adolescentes, o programa atende instrutores, educadores, familiares e responsáveis. “O programa leva informações sobre a saúde e educação e os alunos levam essas informações para casa, para os pais. Estou muito grata”, destacou Danielle Monteiro, mãe de um aluno participante.

Dentre os temas abordados, estão: saúde mental, gravidez na adolescência, abuso de álcool e drogas, doenças sexualmente transmissíveis, uso de redes sociais, e distanciamento dos pais e violência. “São assuntos que a escola trabalha, mas agora temos os pais”, diz Marília de Aquino Costa, diretora da Escola de Ensino Fundamental Comunitária da Barra.

O Saúde do Adolescente Rural surgiu após um diagnóstico realizado pelo Senar em 2019 com a participação de adolescentes de 11 estados (Acre, Bahia, Ceará, Goiás, Espírito Santo, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Tocantins). “É com muita alegria que a gente está fazendo o PSAR no Fortim, fazendo com que os pais participem da educação dos filhos”, disse Kelly Claudio, diretora técnica do Senar Ceará.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais