Início » 5º Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS será de 05 a 08 de junho, em Quixadá e Quixeramobim

5º Festival de Fotografia do Sertão Central – QXAS será de 05 a 08 de junho, em Quixadá e Quixeramobim

por Vicente Araújo

Inspirado na poética de João Guimarães Rosa, em Grande Sertão: Veredas, a quinta edição do Festival de Fotografia do Sertão Central – Qxas tem início no próximo dia 05 de junho (quarta-feira) com o tema “tudo que já foi, é o começo do que vai vir”. O Festival terá vasta programação, com ações em Quixadá e Quixeramobim, no Sertão Central cearense, mantendo sua tradição de oferecer ações formativas e de difusão da fotografia brasileira, com palestras, workshops, exposições, saídas fotográficas, rodas de conversas e leituras de portfólios, dentre outras atividades. Com exceção de alguns workshops, a programação será gratuita e de livre acesso do público.

Com curadoria de Iana Soares, Maíra Gamarra e Elen Andrade, o QXAS esse ano homenageia Patrícia Veloso (CE) e Eustáquio Neves (MG), cujas trajetórias se destacam por suas significativas contribuições para o campo da fotografia brasileira. Patrícia Veloso é produtora cultural, curadora e editora, com trabalho voltado para a valorização e divulgação do patrimônio histórico, cultural, artístico e natural brasileiro.

Eustáquio Neves pesquisa e desenvolve técnicas alternativas e multidisciplinares, manipulando negativos e cópias. Seu trabalho aborda temas relativos à identidade e memória da cultura afrodescendente, com trabalhos de corte social e crítico, que vêm sendo amplamente divulgado em mostras no Brasil e no exterior, conquistando diversos prêmios e a consagração do público e da crítica.

Idealizado pelo fotógrafo Beto Skeff e pela produtora Glicia Gadelha, o QXAS 2024 irá reunir os maiores expoentes da fotografia nacional e convida os artistas e a audiência à observação, como fica explícito no texto de apresentação do Festival: “Quem, pela primeira vez, observa o sertão antes das chuvas não consegue antecipar, na imaginação, o verde que um dia alcançará os olhos. Se, pelo contrário, a primeira visão é a de um açude cheio, nem sempre será possível compreender que as águas mais profundas somem em um tempo em que tudo vira lágrima. Há dias de seca e de abundância, conectados pelos ciclos da natureza e das pessoas”.

Durante toda a programação do QXAS, haverá ação formativa nas escolas de Quixadá e Quixeramobim, com oficinas, cianotipia e rodas de conversa. O QXAS nas Escolas vai beneficiar 350 estudantes e professores da rede pública dos ensinos Fundamental e Médio da região, nos períodos da manhã e tarde. Desde a primeira edição, o QXAS nas Escolas já beneficiou mais de 1.300 estudantes.

Programação V QXAS

A abertura do V QXAS será no dia 05 de junho, às 20h, no Teatro de Bolso da Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá, com as homenagens à Patrícia Veloso e Eustáquio Neves. Em seguida, haverá a abertura da exposição Convocatória Nacional, com o tema do QXAS 2024 – tudo que já foi, é o começo do que vai vir – às 21h, na Praça do Leão. Nos demais dias, a programação do Festival se divide entre Quixadá e Quixeramobim.

Durante todos os dias do Festival, as intervenções permanentes AGITPROPQXAS, de Aline Albuquerque, e “Arquivos Confabulados: a colagem na construção de novas memórias”, de Gê Viana (MA) e Maurício Pokemon (PI), estarão expostas na Bodega Ecológica e Casa de Saberes Cego Aderaldo, e no Muro da Cidade, respectivamente. Também haverá uma série de exposições em vários locais, todas abertas ao público.

06 de junho, quinta-feira

Na quinta-feira, em Quixadá, haverá o workshop “Mulheres Luz, trajetórias e estratégias”, das 9h às 12h, com Mônica Maia, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. Das 14h às 17h, Fernando Jorge ministra o curso Fotografia e Expressão, na Faculdade de Educação, Ciência e Letras do Sertão Central (FLECLESC). Às 15h30, Cecília Andrade realiza a Roda de Projeção “Quixadá no arquivo fotográfico de José Nilo Teixeira”, na Casa de Saberes Cego Aderaldo.

Às 17h30, também na Casa de Saberes Cego Aderaldo, haverá a abertura da exposição “quero me descobrir, mas tenho medo do posso encontrar”, seguida de uma conversa sobre a obra e o processo criativo da fotógrafa Jane Batista, com mediação de Patrícia Veloso. No Colégio Sagrado Coração de Jesus, às 18h30, acontecerá a abertura da exposição “Voar com as aves da caatinga”, resultado do projeto Qxas nas Escolas no colégio.

Às 20h, José Diniz realiza a palestra “[foto]livro de artista: processo e criação”, na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá. Encerrando a programação de quinta, em Quixadá, às 21h30, na Praça da Cultura, haverá Projeção na Pedra da Convocatória Nacional, seguida de shows com David Einstein e Julio Jamaica.

Em Quixeramobim, a programação tem início a partir das 13h da quinta-feira, com o workshop de Alexandre Sequeira (PA), “A (Re)Invenção da Realidade – Fotografia, acontecimento e interpretação, na Casa de Antônio Conselheiro. Às 17h30, haverá a abertura da exposição “Memórias Afetivas”, do Quixeramobim Histórico, na icônica Ponte Metálica.

Às 19h, também na Casa de Antônio Conselheiro, Rafael Vilarouca (CE) irá abrir sua exposição “Quando o passado for presente, lembre de mim no futuro”, seguida de bate-papo, e, às 20h, Alexandre Sequeira (PA) ministrará a palestra “Vida, Arte e Autoficção Poética – Colhendo flores à beira do abismo”.

07 de junho, sexta-feira

Sexta-feira, a programação em Quixeramobim será toda na Casa de Antônio Conselheiro e começa às 14h30, com o workshop “[foto]livros e outros objetos: processo e criação do artista”, com José Diniz (RJ), seguida pelo Foto Passeio Festa de Antônio, guiado por Beto Skeff (CE), com saída às 17h. Às 17h30 haverá o lançamento do livro “Vá me desculpando qualquer coisa”, com Projeção Comentada das fotografias com o autor Emrah Kartal. Encerrando as atividades do dia, às 19h30, José Diniz retornará para a palestra: “[foto]livro de artista: processo e criação”.

Já em Quixadá, Alexandre Pinheiro (CE), será o guia de uma saída fotográfica para os monólitos, às 5h, saindo do Hotel Monólitos. Às 9h, Eustáquio Neves realizará o workshop “O Corpo como Arquivo”, na Casa de Saberes Cego Aderaldo. No mesmo horário, Fernando Jorge realiza o curso “Fotografia e Expressão”, na FECLESC Quixadá, que se estenderá também ao sábado.

No período da tarde, Marília Oliveira vai ministrar a palestra “Elas chegam pelo Mar”, às 14h, na FECLESC Quixadá. Das 14h às 17h, a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe Eder Chiodetto (SP), Fernando Jorge (CE) e Mônica Maia (SP) para uma Leitura de Portfólio. Rafael Brasileiro realiza o workshop Escrever Imagens, às 16h, na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá.

O historiador, fotógrafo e pesquisador João Charlie (CE) realiza duas ações seguidas no final da tarde: às 17h30, a performance poética Cartografia Fragmentada, no Galpão da RFFSA, seguida pela Calçada da Memória, no Museu Histórico de Quixadá, às 18h.

A Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá receberá Gê Viana para a palestra “Colagem é Seiva”, às 20h, e logo em seguida, às 20h45, Maurício Pokemon (PI) fala sobre “Da vontade de ver o mar, onde ele não está”. O encerramento será às 21h30, na Praça da Cultura, com Projeções na Pedra da Convocatória Nacional e shows com Banda Tertúlia e Isaac Candido.

08 de junho, sábado

No sábado, em Quixeramobim, a Casa de Antônio Conselheiro irá receber uma oficina de Pinhole com Sabrina Moura, às 9h. Já às 10h, as curadoras Iana Soares, Maíra Gamarra e Elen Andrade participarão de conversa e projeção comentada sobre a Convocatória “tudo que já foi, é o começo do que vai vir”.

Em Quixadá, o dia iniciará às 5h, com mais uma saída fotográfica guiada por Alexandre Pinheiro para a Trilha Monólitos. Às 8h30, serão realizados os workshops A (Re)Invenção da Realidade – Fotografia, acontecimento e interpretação, com Alexandre Sequeira (PA), na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá, e “[foto]livros e outros objetos: processo e criação do artista”, com José Diniz (RJ), na Casa de Saberes Cego Aderaldo. Às 10h, Sérgio Carvalho realiza a “Conversa com o Autor” no Galpão da RFFSA.

No período da tarde, Rafael Brasileiro dará continuidade ao workshop Escrever Imagens, às 14h, na Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá e, às 14h30, a Casa de Saberes Cego Aderaldo recebe novamente Eder Chiodetto (SP), Fernando Jorge (CE) e Mônica Maia (SP) para uma Leitura de Portfólio. Também na Casa de Saberes Cego Aderaldo, das 15h às 16h30, haverá uma Conversa com os Homenageados Patrícia Veloso e Eustáquio Neves. Às 16h30, o “Passeio Fotográfico Captando a Luz” levará os participantes para o Açude do Cedro.

À noite, a Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá irá receber Alexandre Sequeira, às 20h, para a palestra “Vida, Arte e Autoficção – Colhendo flores à beira do abismo”. Às 20h30, Eder Chiodetto (SP) fala sobre a obra da Claudia Andujar na palestra Cosmovisão. A solenidade de encerramento do QXAS 2024 será às 22h, na Fundação, seguida de Projeção da Pedra com os artistas selecionados na Convocatória, a performance Homens de Cinto, com o Coletivo Casulinho, e show com a banda Procurando Kalu.

Exposições

“Tudo que já foi, é o começo do que vai vir”

Exposição coletiva resultado da convocatória nacional da V edição do QXAS.

Local: Praça do Leão – Período: 05 a 09 de junho – Quixadá

“Quero me descobrir, mas tenho medo do posso encontrar”, da fotógrafa Jane Batista

Local: Casa de Saberes Cego Aderaldo – Período: 06 a 14 de junho – Quixadá

“Quando o passado for presente, lembre de mim no futuro”, de Rafael Vilarouca (Icó – CE)

Local: Casa de Antônio Conselheiro – Período: 6 a 14 de junho – Quixeramobim

“Periferia Presente”, exposição coletiva de 7 fotógrafos da periferia de Fortaleza

Local:  FECLESC Quixadá – Período: 06 a 14 de junho – Quixadá

“Quixeramobim Histórico – fotografia instrumento de memória”, exposição de fotografias das primeiras décadas do século XX, de Zeca Fotografo, que integram acervo do Instituto Quixeramobim Histórico.

Local: Ponte Metálica – Período: 06 a 28 de junho – Quixeramobim

“Convocatória edição 2022”, exposição com fotos do resultado da convocatória em 2022

Local: Grades do IFCE – Período: 05 a 30 de junho – Quixadá

“Oficina do Suor”, do fotógrafo Sergio Carvalho

Local: Galpão da RFFESA – Período: 05 a 9 de junho – Quixadá

“Homo Sapions”, de Daniel Teixeira, Curadoria Diogenes Moura

Local: Museu Histórico Jacinto de Souza – Período: 05 a 14 de junho – Quixadá

“Voar com as Aves da Caatinga” – resultado do Qxas nas Escolas

Local: Colégio Sagrado Coração de Jesus – Período: 06 a 30 de julho – Quixadá

Instalações

Instalação Arquivos Confabulados: a colagem na construção de novas memórias, com Pokemon e G. Viana

Local: Praça da Casa da Pedra / Secretaria de Cultura/Fundação Cultural de Quixadá

– Quixadá

Período: Permanente

Instalação AGITPROPQXAS, com Aline Albuquerque

Local: Bodega Ecológica e Casa de Saberes Cego Aderaldo – Quixadá

Período: Permanente

QXAS FESTIVAL

O QXAS tem o objetivo de promover o intercâmbio entre a fotografia cearense e a produção contemporânea brasileira nos campos da expressão e do conhecimento e fomentar a produção cultural e artística, contribuindo para a democratização do acesso à cultura e a difusão da fotografia brasileira. O QXAS faz parte da Rede de Festivais de Arte e Cultura do Ceará e da Rede de Produtores de Fotografia do Brasil.

O Festival tem patrocínio do Banco do Nordeste, da Executiva Agronegócios e do Banco Itaú e a empresa Aniger Calçados. Conta com parcerias estratégicas com a Sertão TV, Sistema Maior de Comunicação, SESC Ler, Secretaria de Cultura e Prefeitura Municipal de Quixadá, Instituto Dragão do Mar, Casa de Antônio Conselheiro, Casa de Saberes Cego Aderaldo, Instituto Mirante, Museu da Imagem e do Som, Secretaria de Cultura e Governo do Estado do Ceará. A realização é da Conexões Criativas e Instituto da Fotografia, com o suporte da Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura e Governo Federal do Brasil.

Serviço:

5º Festival de Fotografia do Sertão Central (QXAS)

Data: De 05 a 08/06

Quixadá | Quixeramobim

Mais informações: @festivalqxas

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais