Início » 33º Cine Ceará apresenta ações de acessibilidade

33º Cine Ceará apresenta ações de acessibilidade

por Vicente Araújo

O 33º Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema, que começa neste sábado, 25 de novembro, e segue até o dia 1º de dezembro, apresenta um crescimento no número de ações de acessibilidade, em relação às edições anteriores. Entendendo que esta é uma conquista da cidadania cultural das pessoas com deficiência, o festival conta, em sua programação, com audiodescrição, libras e legenda descritiva, entre outras ações. Além disso, nos locais de exibições há salas e banheiros adaptados com espaços reservados para pessoas com mobilidade reduzida, rampas de acesso e entrada prioritária em todas as atividades do evento.

O Cine Ceará tem acesso gratuito à toda a programação. Informações sobre a retirada de ingressos estão disponíveis no site do festival: www.cineceara.com.

AÇÕES DE ACESSIBILIDADE

Libras

Todas as cerimônias do Cine Ceará, o Seminário “Os Desafios da Produção Audiovisual: Descentralizar e Diversificar com Sustentabilidade” e alguns filmes contarão com tradução em libras.

Salas de cinema adaptadas para autistas

As salas de cinema do Cine Ceará também são adaptadas para pessoas que estão no espectro autista. Pais ou responsáveis por pessoas neurodivergentes podem solicitar fones de ouvido especiais, que funcionam como abafadores de ruídos, para oferecer melhor conforto acústico para as pessoas com TEA.

Moviereading

Três dos quatro filmes da categoria Exibição Especial contarão com a ferramenta Moviereading para proporcionar acessibilidade completa na sala de cinema. Trata-se de uma ferramenta de tecnologia assistiva que disponibiliza os recursos da audiodescrição, libras e legenda descritiva. O Moviereading é um aplicativo disponível gratuitamente para os sistemas operacionais Android e iOS.

No Cine Ceará, ele estará disponível nas seguintes Exibições Especiais de longas-metragens no Cineteatro São Luiz: No dia 26, às 18h, “Memórias da chuva” (Wolney Oliveira. Documentário. 79’. Brasil. 2023); no dia 29, às 19h30, “Mais pesado é o céu” (Petrus Cariry. Ficção. 98’. Brasil. 2023); e no dia 1º de dezembro, após a Solenidade de Premiação, que terá início às 19h30, “Estranho caminho” (Guto Parente. Ficção. 83’. Brasil. 2023). Quem tiver interesse deverá baixar o aplicativo no seu celular. Uma vez dentro da sala de cinema, a ferramenta reconhece o áudio do filme e o transforma, em tempo real, em audiodescrição, legenda descritiva e libras.

Legenda Descritiva, Audiodescrição e Libras

Esses três serviços de acessibilidade serão disponibilizados na exibição do longa-metragem “O filho único do meu pai” (Jotapê Lima. Ficção. 96’. Brasil. 2021), na Mostra Social Acessibilidade, no dia 29, às 9h, no Cinema do Dragão – Sala 2.

Legenda Descritiva

Outros filmes de curta e longa-metragem, que serão exibidos no Cineteatro São Luiz e no Cinema do Dragão, contarão com legenda descritiva. No Cineteatro São Luiz, terão este serviço dois filmes da Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, “Bença” (Mano Cappu. Ficção. 15’. Paraná. 2023) e “Lapso” (Caroline Cavalcanti. Ficção. 24’. Minas Gerais. 2023), e o longa-metragem da Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece, “Os maluvidos” (Josenildo Nascimento e Gislândia Barros. Ficção. 73’. Ceará. 2022). No Cinema do Dragão, vão ter legendas descritivas três longas-metragens da Mostra Olhar do Ceará, “Quando eu me encontrar” (Amanda Pontes e Michelline Helena. Ficção. 77’. 2023), “Um pedaço do mundo” (Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo. Documentário. 75’. 2022) e “Os maluvidos” (Josenildo Nascimento e Gislândia Barros. Ficção. 73’. Ceará. 2022), e o curta “Urubu aterrado” (Cris Sousa e Weslley Oliveira. Híbrido. 20’. 2023).

 

Cine Assista (legenda descritiva oculta)

O filme “Os finais de domingos” (Olavo Junior. Ficção. 8’. Ceará. 2023), produção cearense que concorre na Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem, contará com legenda descritiva oculta através da ferramenta Cine Assista, existente no Cineteatro São Luiz. Quem necessitar do recurso deve solicitar o equipamento às recepcionistas e instalar o aplicativo no seu celular.

 

PROGRAMAÇÃO DE FILMES COM ACESSIBILIDADE

 

Dia 25/11, às 16h, no Cinema do Dragão – Sala 2:

Mostra Olhar do Ceará – “Os maluvidos” (Josenildo Nascimento e Gislândia Barros. Ficção. 73’. Ceará. 2022) – Legenda Descritiva

 

Dia 26/11, às 18h no Cineteatro São Luiz:

Exibição Especial – “Memórias da chuva” (Wolney Oliveira. Documentário. 79’. Brasil. 2023) – Moviereading

 

Dia 27/11, às 14h30 no Cineteatro São Luiz:

Mostra O Primeiro Filme a Gente Nunca Esquece – “Os maluvidos” (Josenildo Nascimento e Gislândia Barros. Ficção. 73’. Ceará. 2022) – Legenda Descritiva

 

Dia 28/11, às 16h, no Cinema do Dragão – Sala 2:

Mostra Olhar do Ceará – “Um pedaço do mundo” (Tarcísio Rocha Filho, Victor Costa Lopes e Wislan Esmeraldo. Documentário. 75’. 2022) – Legenda Descritiva

 

Dia 28/11, às 19h30 no Cineteatro São Luiz:

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem – “Bença” (Mano Cappu. Ficção. 15’. Paraná. 2023) – Legenda Descritiva

 

Dia 29/11, às 9h, no Cinema do Dragão – Sala 2:

Mostra Acessibilidade – “O filho único do meu pai” (Jotapê Lima. Ficção. 96’. Brasil. 2021) – Legenda Descritiva, Audiodescrição e Libras

 

Dia 29/11, às 19h30, no Cineteatro São Luiz:

Exibição Especial – “Mais pesado é o céu” (Petrus Cariry. Ficção. 98’. Brasil. 2023) – Moviereading

 

Dia 30/11, às 14h, no Cinema do Dragão – Sala 2:

Mostra Olhar do Ceará – “Urubu aterrado” (Cris Sousa e Weslley Oliveira. Híbrido. 20’. 2023) – Legenda Descritiva

 

Dia 30/11, às 16h, no Cinema do Dragão – Sala 2:

Mostra Olhar do Ceará – “Quando eu me encontrar” (Amanda Pontes e Michelline Helena. Ficção. 77’. 2023) – Legenda Descritiva

Dia 30/11, às 19h30, no Cineteatro São Luiz:

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem – “Os finais de domingos” (Olavo Junior. Ficção. 8’. Ceará. 2023) – Cine Assista (legenda descritiva oculta)

Mostra Competitiva Brasileira de Curta-metragem – “Lapso” (Caroline Cavalcanti. Ficção. 24’. Minas Gerais. 2023) – Legenda Descritiva

 

Dia 1º/12, às 19h30, no Cineteatro São Luiz:

Exibição Especial – “Estranho caminho” (Guto Parente. Ficção. 83’. Brasil. 2023) – Moviereading

O FESTIVAL

O 33º Cine Ceará é uma realização do Ministério da Cultura, através da Secretaria do Audiovisual, da Associação Cultural Cine Ceará e da Bucanero Filmes. Tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult Ceará), da Universidade Federal do Ceará, via Casa Amarela Eusélio Oliveira, Apoio Cultural da Universidade de Fortaleza (Unifor), da Câmara Municipal de Fortaleza, da Assembleia Legislativa do Estado do Ceará e do Canal Brasil, Apoio da Mob Telecom e parceria com o Cineteatro São Luiz e o Cinema do Dragão, equipamentos da Secult Ceará, geridos pelo Instituto Dragão do Mar, onde serão realizadas as exibições. Hotel oficial: Sonata de Iracema. Patrocínio: Prefeitura de Fortaleza, por meio da Secretaria Municipal da Cultura (Secultfor), Banco do Nordeste, Cegás e Porto do Pecém. Patrocínio Vip: Nacional Gás, Esmaltec e Indaiá. Patrocínio Master: Itaú.

SERVIÇO 

33° Cine Ceará – Festival Ibero-americano de Cinema – De 25 de novembro a 1º de dezembro de 2023 em Fortaleza, Ceará. Site: www.cineceara.com. Instagram: @cineceara, Facebook: Festival Cine Ceará. E-mail: contatos@cineceara.com.

You may also like

Deixe um comentário

Este site utiliza cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você concorda com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Saiba mais