A abertura oficial do 13º Festival Nacional de Humor de Maranguape: uma homenagem a Chico Anysio acontecerá neste domingo (15) durante a edição especial do “Domingou no Parque”, com show de humor com Dona Fransquinha, caminhada guiada, distribuição de mudas e com a presença de autoridades estaduais e municipais, a partir das 8h, no Parque Ecológico Professor Renato Braga.
Serão 7 dias de muito riso e cultura, com iniciativas de apoio ao meio ambiente, mostra de teatro itinerante, feira de artesanato e gastronomia, literatura de cordel e de humor, recitais, rodas de conversa, oficinas e muito mais. A organização do evento espera superar o público do ano passado, quando obteve em média 10 mil pessoas por dia nas Noites do Riso.
O evento é uma homenagem realizada ainda em vida ao mestre do humor Chico Anysio, desde 2009. O humorista faleceu em 2012, mas segue inesquecível na memória dos brasileiros. “O Festival Nacional de Humor de Maranguape é um palco aberto para grandes nomes do humor, é uma festa da alegria que relembra o legado do filho ilustre do município, que continua influenciando e inspirando os novos humoristas”, diz Nilson Santiago, presidente da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura.
Para este ano, a 13ª edição traz algumas novidades: “teremos as ações Varanda do Cordel e Literatura Humorística, Atelier do Humor e a Mostra Maranguape Criativo que selecionará e premiará o melhor vídeo humorístico feito por jovens maranguapenses”, conta Nilson. O festival contará ainda com humoristas consagrados do cenário local, regional e nacional, como Ery Soares – o Tizil, Titela, Bené Barbosa, Bruno Paz, Oliveirinha, Anderson Justus, Lucas Veloso, entre outros, que vão garantir boas risadas de quem estiver presente.
O Festival Nacional de Humor de Maranguape é uma realização do Ministério da Cultura e do Instituto de Pesquisa, Planejamento Ambiental, Cultural, Turístico, Social e da Saúde – INPACTUS. Apoio Institucional da Prefeitura de Maranguape, através da Fundação Viva Maranguape de Turismo, Esporte e Cultura – FITEC. Patrocínio Grupo Hope, Cagece e Secretaria das Cidades – Governo do Estado do Ceará. Apoio Cultural Halexistar, através da Lei Rouanet de Incentivo à Cultura – Governo Federal. Apoio: Mallory. Toda a programação é gratuita.